Modificação do Plano de Estudos (Ajuste)

Entende-se por Período de Ajuste o espaço de tempo estabelecido no Calendário Escolar/Administrativo para que sejam processadas alterações nos planos de estudos, bem como para solucionar eventuais problemas ocorridos na inscrição on line.

O período para solicitar alteração compreende as 2 (duas) semanas iniciais do período letivo, no qual é facultado ao discente requerer junto à Coordenação de Curso quaisquer alterações no seu plano de estudos.

O Ajuste occore em três situações: Inclusão de Disciplina, Cancelamento de Disciplina e Troca de Turma.

Inclusão de Disciplinas:

Durante período de ajuste pode ser efetuada inclusão de disciplina desde que:

1. A carga horária no plano de estudos esteja de acordo com o estabelecido pela Resolução CGI 02/2014.
  2. O discente tenha cumprido o pré-requisito da disciplina, se houver.
Em todos os casos, a mera solicitação de inclusão de uma disciplina não garante vaga nela, estando o deferimento do pedido sujeito a existência de vaga.

Cancelamento de Disciplinas:

O Cancelamento de Disciplinas pode ocorrer por duas formas:

1. Solicitação do discente: é decorrente de um ato explícito de sua vontade, e é requerido por meio de documento assinado ou através do sistema acadêmico.
  2. Ato administrativo: é realizado pela Coordenação de Curso para reparar questões administrativas e/ou decorrentes de erros na inscrição realizada pelo discente.
O cancelamento de uma mesma disciplina por solicitação do discente só será permitido por, no máximo, 2 (duas) vezes, consecutivas ou não.
O discente que deixar de cursar uma disciplina, sem efetivar o seu cancelamento, terá mantida sua inscrição nesta disciplina, com os registros das situações daí recorrentes.

Não será permitido ao discente o cancelamento de disciplinas em desacordo com o estabelecido no Art. 56 do Regulamento dos Cursos de Graduação que, no âmbito do curso de Sistemas de Informação, foi regulamentado pela Resolução CGI 02/2014.

Não é possível o cancelamento de TODAS as disciplinas no plano de estudos. A ação correta para o caso é pedir TRANCAMENTO DE MATRÍCULA. O discente ingressante não pode trancar matrícula no semestre de seu  ingresso, conforme estabelece no Regulamento dos Cursos de Graduação.

Troca de Turma:

O discente pode solicitar troca entre turmas de mesma disciplina ou não. A solicitação pode ser feita para outra de mesmo horário ou de horário diferente.

Em todos os casos, a mera solicitação de troca de turma não garante vaga nela, estando o deferimento do pedido sujeito a existência de vaga.

Procedimento para solicitar alteração no Plano de Estudos

1. Preencher o Formulário de Inclusão e Cancelamento de Disciplina e entregar na coordenação;
  2. Ficar atento ao seu plano de estudos no idUFF.