Modificação do Plano de Estudos (Ajustes)

Modificação do Plano de Estudos (Ajustes)

Documentos:
Regulamento dos Cursos de Graduação
Resolução TIC 01/2024

Acessos:
Calendário Escolar

Entende-se por Período de Ajuste o espaço de tempo estabelecido no Calendário Escolar/Administrativo para que sejam processadas alterações nos planos de estudos, bem como para solucionar eventuais problemas ocorridos na inscrição on line.

O período para solicitar alteração ocorre nas semanas iniciais do período letivo, no qual é facultado ao discente requerer junto à Coordenação de Curso quaisquer alterações no seu plano de estudos.

O Ajuste ocorre em três situações: Inclusão de Disciplina, Cancelamento de Disciplina e Troca de Turma.

Inclusão de Disciplinas:

Pode ser efetuada inclusão de disciplina desde que:

  1. A carga horária no plano de estudos esteja de acordo com o estabelecido pela Resolução TIC 01/2024.
  2. O discente tenha cumprido o pré-requisito da disciplina, se houver.
Em todos os casos, a mera solicitação de inclusão de uma disciplina não garante vaga nela, estando o deferimento do pedido sujeito a existência de vaga.
 
Cancelamento de Disciplinas:

O cancelamento de disciplina pode ocorrer por duas formas:

  1. Solicitação do discente: é decorrente de um ato explícito de sua vontade, através do sistema acadêmico.
  2. Ato administrativo: é realizado pela Coordenação de Curso para reparar questões administrativas e/ou decorrentes de erros na inscrição realizada pelo discente.
O cancelamento de uma mesma disciplina por solicitação do discente só será permitido por, no máximo, 2 (duas) vezes, consecutivas ou não.
O discente que deixar de cursar uma disciplina, sem efetivar o seu cancelamento, terá mantida sua inscrição nesta disciplina, com os registros das situações daí recorrentes.

Não será permitido ao discente o cancelamento de disciplinas em desacordo com o estabelecido no Art. 56 do Regulamento dos Cursos de Graduação que, no âmbito do curso de Sistemas de Informação, foi regulamentado pela Resolução TIC 01/2024.

Caso o aluno solicite o cancelamento de todas as disciplinas no plano de estudos, sua matrícula será trancada. O discente ingressante não pode trancar matrícula no semestre de seu ingresso, conforme estabelece o Regulamento dos Cursos de Graduação.

Troca de Turma:

O discente só poderá solicitar troca entre turmas da mesma disciplina.

A mera solicitação de troca de turma não garante vaga nela, estando o deferimento do pedido sujeito a existência de vaga.

Procedimento para solicitar alteração no Plano de Estudos:
  1. Acessar o SocilitaUFF no seu idUFF e fazer a requisição;
  2. Ficar atento ao seu plano de estudos no idUFF.